Dicas Financeiras

Dicas Financeiras

Peter Mahoney é o Presidente da Salon Consultants International, Inc., um dos parceiros da Summit Salon Business College, membro da rede de parceiros de negócios da Redken e orgulhoso proprietário de 25 salões com serviços completos, spas e escolas no Canadá. Galardoado com o prémio “Empreendedor do Ano” pela Ernst & Young, Peter é considerado como um dos formadores mais eficazes no setor dos salões de cabeleireiro. As suas filosofias de comunicação e liderança modernas inspiram e provocam mudanças pessoais nas pessoas que o ouvem.

OS TRÊS Rs
A estratégia atual exige alguma filosofia à moda antiga, centrada na criação de negócio baseado em recomendações, na retenção de novos clientes e em remarcações. A aplicação bem-sucedida destes princípios impulsionou os resultados em 20% de salões de topo do nosso setor durante décadas, sendo hoje mais relevante do que nunca. Em seguida, são apresentadas algumas estratégias simples mas eficazes. Implemente-as com paixão, monitorize-as com um propósito e a prosperidade surgirá pouco tempo depois.

RECOMENDAÇÕES
Imprima cartões de visita que ofereçam aos seus clientes 20€ de desconto na visita seguinte, se lhe enviarem uma recomendação, e ainda 20€ de desconto para a pessoa convidada.
Investimento total: 40€
Lucro: 600€ em serviços anuais por cada cliente retido

Use a nossa calculadora de recomendações

RETENÇÃO
Crie um pacote de boas-vindas para os novos clientes. Inclua uma carta de boas-vindas e 2-3 cupões com dimensões similares a vales-presente que permitam fazer uma promoção cruzada dos seus serviços.
Por exemplo:
• Tratamento Redken Chemistry gratuito com o próximo serviço
• Mudança de verniz (ou opção semelhante) gratuito com o próximo serviço
• 20% de desconto na próxima compra de produtos de cuidados capilares Redken acima de 25€

REMARCAÇÕES
Coloque uma tômbola na receção e dê um cupão a cada cliente que fizer uma nova marcação para a visita seguinte. Sorteie um vencedor a cada 6 semanas para um prémio no valor de 100€. Alguns exemplos de prémios excelentes são vales-presente, serviços grátis e iPods. Notifique os vencedores por e-mail e aumente a sua base de dados. Recompense o hairstylist do vencedor com o mesmo prémio e veja as remarcações a crescerem.

VALOR DOS SERVIÇOS
David Stanko é um técnico de coloração profissional há mais de 20 anos e um Redken Artist e Consultor de Coloração. Ao longo da sua carreira, ajudou a inventar novas formas de utilizar a tecnologia de coloração. Também ensinou os profissionais de salão a verem mais além da tecnologia, tendo em mente a arte do trabalho final. David foi nomeado “Melhor Formador” e “Formador mais Inspirador” no seminário Haircolor USA. Foi recentemente aceite na prestigiada associação Intercoiffure, onde integra a Comissão Executiva do Conselho de Coloração.

Toda a gente adora coisas gratuitas. Mas isso não significa que devam ser oferecidas indiscriminadamente. Na construção do seu negócio, a tríade de marketing de cada salão inclui o que vender para incrementar as vendas, onde acrescentar valor e quando oferecer algo gratuitamente.

De acordo com a futurologista de vendas e estratega global Wendy Liebman, cuja empresa de retalho estratégico WSL publica a revista Trends From the Edge, todos os consumidores estão a reavaliar de forma consciente aquilo que consideram realmente importante. Durante a tomada de decisão sobre onde ir e que marca comprar, os consumidores fazem as seguintes perguntas:
• Gostam de mim?
• Respeitam-me?
• Vale a pena manter esta relação?
   
Quando considerar oferecer serviços adicionais, use estas perguntas como orientação.
Graças aos seus resultados imediatos, um serviço adicional como o Redken Chemistry é o serviço perfeito para oferecer gratuitamente aos clientes certos.

Ofereça um serviço gratuito quando:
• A cliente que tem na cadeira teve um dia particularmente mau
• Uma cliente fiel deu a entender que está descontente consigo ou com o salão
• Ocasionalmente, uma cliente visitou outro salão ou fez a coloração em casa
• O resultado do último serviço da cliente não foi o pretendido
• Uma cliente estimada e de alto nível fez uma recomendação – ofereça algo gratuito às duas partes

Não ofereça um serviço gratuito quando: 
• A cliente está com pressa
• A fidelidade ao salão não está em causa
• O salão tem pouco movimento
• Por rotina

Uma oferta ocasional aumenta a fidelidade dos seus melhores clientes e ajuda a reter os clientes em risco. Se investir na oferta de um serviço de 25€ e a cliente recomendar uma amiga cujos serviços ascendem a 100€ ou se a cliente gastar mais 100€ em média na visita seguinte, o retorno do investimento (ROI) é de 300% (não inclui o custo do produto). E, mais importante ainda, fará os clientes sentirem-se bem quando mais precisam.

Além de os ajudar a sentirem-se melhor psicologicamente e a terem uma melhor aparência, também está a aumentar a duração da coloração e a oferecer-lhes o que mais desejam: um momento tranquilo e sem stress e uma fantástica massagem do couro cabeludo - e tudo isto gratuitamente. Este tipo de investimento garante que se mantém na lista de favoritos dos seus clientes nos bons e nos maus momentos.

FAÇA AS CONTAS

Use esta equação simples para calcular o ROI do seu salão:

ROI = [(lucro – investimento)/investimento] x 100

Por exemplo, investi 25€ num serviço gratuito e agora recebo 25€ provenientes de uma recomendação do cliente:

[(100€ - 25€)/25] x 100 = 300%


A utilização deste tipo de parâmetros de referência ajudam-no a si e à sua equipa a verificarem que o dinheiro é investido de forma inteligente.

Calcule os lucros


DICAS ADICIONAIS
Algumas formas “low-cost” de promover o seu negócio:
• A oferta de amostras é uma das formas mais fáceis e económicas de aumentar as vendas. Ofereça amostras aos seus clientes atuais e ofereça-lhes um desconto na compra do produto durante a visita seguinte
• Crie parcerias com outros negócios locais com uma clientela semelhante, como uma boutique, por exemplo. Crie promoções exclusivas para gerar recomendações que beneficiem ambos os negócios
• Envie e-mails aos seus clientes para divulgar a sua promoção ou serviço mais recente. É a forma mais fácil e económica de divulgar novidades e atrair clientes para o seu salão
• Realize um inquérito com os seus clientes atuais. Faça perguntas que o ajudem a descobrir como pode oferecer-lhes um serviço melhor.  
Por exemplo: 
 • Que tipo de produtos ou serviços seriam mais vantajosos para si?
 • Que horário de marcação seria mais conveniente para si?
 • O que podemos fazer para melhorar a sua experiência no salão?