Como praticar o merchandising

Merchandising

Os clientes que são devidamente informados pelos hairstylists tendem a respeitar mais as ferramentas profissionais e são mais recetivos a sugestões.

O que é a comercialização?

A comercialização consiste em vender produtos profissionais aos clientes, ensinando-lhes como os podem usar em casa. O que vendes não são apenas shampoos, condicionadores e produtos de styling, mas sim as ferramentas de que os teus clientes necessitam para recriar o look que criaste para eles. Os clientes terão mais sucesso se usarem o que tu usas.

O que comercializas?

As vendas constroem relações de confiança entre clientes e profissionais. Quando o cliente consegue recriar o styling do salão tende a depositar mais confiança no seu hairstylist, a regressar ao salão e a passar a palavra aos seus amigos.

Como se vende?

O processo de venda começa assim que o cliente chega ao salão. Quanto tiveres definida a visão do teu cliente, mostra-lhe tudo que necessitará para recriar o look em sua casa.

10 TÉCNICAS SIMPLES DE VENDAS


Os salões devem ser tanto vendedores de produtos como de serviços. É aí que intervém a venda. A venda permite-te ter um impacto nos teus clientes bem após o fim da prestação no salão, ao assegurares que as suas rotinas de beleza em casa são simples e sem stress. As seguintes estratégias de vendas vão ajudar-te a criar a experiência de aprendizagem ideal para os teus clientes.

1. Cria uma zona de vendas convidativa. Deste modo, encorajarás os teus clientes a comprar. Verifica que tens sempre stock suficiente e minimiza as gamas de que dispões para facilitar a decisão do cliente e para lhe mostrares que acreditas verdadeiramente nas propriedades dos produtos que vendes.

2. Destaca promoções mensais. Isto é essencial para atrair clientes com orçamentos limitados. Coloca etiquetas nas prateleiras de produtos e na zona de styling para reforçar a ideia de comercialização dos produtos. Redken propõe diversos materiais de merchandising, incluindo posters, sinalética para as prateleiras e muito mais.

3. Explora o potencial do local do hairstylist. 65% das vendas ocorrem no local do hairstylist. É lá que os clientes passam a maior parte do tempo quando vão ao salão, portanto usa esse tempo sabiamente. Coloca os produtos indicados para cada cliente no posto para que possam ver o que recomendas e para que possam colocar questões.

4. Identifica quais as necessidades de beleza do teu cliente. Conversar com os clientes sobre as suas necessidades de beleza é essencial. Mostra-lhes como irás solucionar os seus desafios de beleza com produtos específicos - ambos vão beneficiar.

5. Tira proveito do teu tempo de audiência. Abandona as “conversas no balcão” a favor do diálogo enquanto o cliente ainda está sentado na cadeira. As tuas palavras terão muito mais impacto quando o cliente estiver atento ao que estás a dizer.

6. Não vendas. Informa. Ao informares os clientes em cada uma das suas visitas ao salão ajuda-los a compreender o valor do que estão a comprar.

7. Faz perguntas abertas. Assim conseguirás explicar o valor específico do produto ao cliente, ajudando-o a entender como é que o mesmo lhe pode ser útil.

8. Faz com o que cliente participe na experiência. Facilita a decisão de compra. Coloca o produto nas suas mãos, permitindo-lhe que participe no processo de styling/acabamento, e dá-lhe brochuras para ler durante a sua visita ao salão.

9. Oferece-lhe amostras. As amostras são uma ferramenta de valor para iniciar o processo de venda e para fidelizar o cliente. Oferece reduções futuras aos clientes que regressem ao salão com embalagens de amostra gratuitas.

10. Ajuda-os a perceber o quanto o merecem. Os clientes precisam de justificar os seus gastos em produtos para se mimarem. A forma como se sentem quando saem do salão determina se e quando vão voltar, e quanto gastarão.

Sucesso nas vendas = sucesso do negócio. Nunca subestimes o impacto que a experiência do cliente em sua casa pode ter no teu processo de fidelização de clientes. Os clientes que compram produtos no salão são 70% mais suscetíveis de voltar para uma nova marcação.

Há uma correlação elevada entre as vendas e o desenvolvimento dos clientes, e tal dá-se por escolha, não por acaso. À medida que os teus colaboradores virem o crescimento da sua lista de clientes, vão ganhar nova confiança no seu trabalho e o teu negócio vai florescer e tornar-se mais sólido.

O PODER DOS MINIS

Os "minis" escondem um grande potencial de vendas num pequeno recipiente. Apesar de pequenos, os "minis" têm uma grande influência nos clientes, que regressam ao salão para comprar o produto em tamanho regular.

Porque deves vender minis?

• Os minis abrem a porta a futuras oportunidades de venda - mais de 75% das pessoas que compram um acabam por comprar o produto em tamanho regular.
• Para o cliente, são uma forma acessível de experimentar novos produtos. Mais ainda, eliminam o medo de investir num produto em tamanho regular do qual podem acabar por não gostar.
• Os minis podem aumentar o teu rendimento de vendas. Se não venderes produtos em formato mini, arriscas-te a que os teus clientes não comprem nada.
• Ajudam a aumentar o nível de satisfação do cliente. Quando recomendas produtos para uso em casa, ajudas os clientes a recriar o look desejado por si mesmos, o que os faz sentir bem.

Como promover os produtos mini junto dos clientes

• Faz uma apresentação poderosa. A Mini Station de Redken oferece uma solução de apresentação compacta, limpa e profissional para estes produtos.
• Oferece opções. Coloca os minis junto dos produtos em tamanho regular correspondentes. Deste modo dás ao cliente diferentes opções para que escolha o que mais se adequa às seus necessidades.
• Dá o máximo de destaque aos minis no teu posto de trabalho e na zona de receção. Os clientes podem fazer perguntas ou pegar nos frascos para obter mais informação. • Põe os best-sellers em destaque. As listas e coleções atraem os clientes, que deduzem que se um produto é um best-seller, deve ser de qualidade.