Fundação Social

Fundação Social

FACEBOOK

O Facebook, a maior rede social a nível mundial, é uma plataforma que permite aos utilizadores e às empresas manterem contacto com os seus amigos, famílias e clientes. Depois de se registarem no site, os utilizadores podem criar um perfil pessoal e adicionar outros utilizadores como amigos. Também podem enviar mensagens através do Facebook Messenger, atualizar o seu estado, publicar fotografias, partilhar vídeos e receber notificações quando os seus amigos atualizam os seus perfis. Os utilizadores podem igualmente juntar-se a grupos, organizados por empresa, escola ou universidade, bem como “gostos“ de páginas de marcas, artistas ou interesses específicos. Escala da audiência: 1.79 mil milhões de utilizadores ativos por mês. 

FACEBOOK LIVE

O Facebook Live é a plataforma do Facebook de streaming de vídeos, através da qual as pessoas, as figuras públicas e as empresas podem partilhar vídeos em direto com os seus fãs e amigos no Facebook. O vídeos podem ser publicados na Página ou no perfil após a transmissão em direto, de forma a que os fãs e amigos que perderam o direto o possam ver mais tarde. Ideal para conteúdos estilo how-to e tutoriais, esta plataforma está a tornar-se cada vez mais popular, à medida que mais e mais utilizadores aderem ao formato de vídeo na internet. 

PINTEREST

O Pinterest é uma plataforma de descobertas visuais que permite aos utilizadores guardar conteúdos online, como se afixassem imagens a um quadro. Os utilizadores podem fazer buscas no sítio por conteúdo e criar quadros baseados nos seus interesses, desde comida saudável a automóveis clássicos. Escala da audiência: 150 milhões de utilizadores ativos por mês. 

YOUTUBE

Já alguma vez viste um vídeo online? Certo que são quase sempre vídeos do Youtube. O YouTube é um sítio gratuito de partilha de vídeos, com uma interface de visionamento, carregamento de vídeos e partilha de vídeos com amigos, família e com o mundo em geral simples e fácil de utilizar. A cada minuto são carregadas no YouTube mais de 100 horas de vídeo, com conteúdos diversos, incluindo tanto tutoriais de beleza como tutoriais de renovação de interiores estilo "faça você mesmo". Diariamente são visualizadas centenas de milhões de horas de vídeo no Youtube. Escala da audiência: 1 bilião de utilizadores ativos por mês. 

HASHTAGS

Um hastag é uma palavra ou frase precedida por um cardinal (#), usada para identificar mensagens relacionadas com um tema específico nas redes sociais. Os hashtags são predominantemente usados no Twitter e no Instagram. Quando se adicionam hashtags a imagens, estas aparecem nas pesquisas dos utilizadores, um excelente veículo de branding ou de pesquisa de conversas semelhantes a um dado tópico. Ao adicionares um hashtag aos teus conteúdos, aumentas o teu potencial de audiência e de participação nas tuas fotos e vídeos. Algumos dos hashtags mais populares junto dos cabeleireiros estão relacionados com técnicas capilares como #balayage ou #ombre, bem como hashtags especificamente relacionados com a profissão, como #estilista. 
#cabeleireiro: 4.1 milhões de publicações
#estilista: 9.6 milhões de publicações
#balayage: 4.8 milhões de publicações
#ombre: 7.6 milhões de publicações 

SNAPCHAT

O Snapchat é uma aplicação/rede social de ritmo rápido e efémero, muito apreciada pelos chamados millennials e utilizado por mais de 150 milhões de pessoas. Esta aplicação começou por ser uma forma de partilhar fotos efémeras com os outros utilizadores, mas evoluiu para uma plataforma heterogénea, transmitindo tanto histórias produzidas como filmes, como páginas de “descoberta” dos mais diversos canais de notícias. É possível usar o Snapchat para partilhar momentos divertidos com a família e com os amigos através do “Snapping” de fotos através da aplicação, ou da publicação de séries de fotos e vídeos transmitidos como uma história do utilizador, visíveis ou para o público em geral ou exclusivamente pelos amigos definidos pelo utilizador. Visto que se trata de uma plataforma extremamente visual, é ideal para estilistas e coloristas partilharem o seu trabalho e seguirem outros utilizadores do mesmo ramo. 

SNAPCHAT GEOFILTERS

Os Snapchat Geofilters são extremamente interessantes pois estabelecem ligações entre os utilizadores do Snapchat e lugares ou eventos, podendo ser integrados às suas histórias de Snapshat – os Snapchatters costumam utilizar os Geofilters quando vão a eventos exclusivos. Qualquer um pode criar e programar um Geofilter! Os Geofilters são uma excelente forma de publicidade para salões de cabeleireiro. Os Filters podem ser associados a um lugar (como um salão ou empresa), ou um evento (como uma promoção por uma ocasião especial). As cidades e eventos de destaque costumam ter os seus próprios Geofilters moderados pelo Snapchat, razão pela qual vês tantos Filters diferentes quando entras no Snap! Para criares ou programares um Geofilter, clica neste link: https://www.snapchat.com/on-demand. 

INSTAGRAM

O Instagram é uma aplicação móvel de partilha de fotos e vídeos que permite aos utilizadores carregar fotos na sua própria página! Muitos utilizadores procuram dar à sua página um look ou apresentação uniforme, e vários procuram restringir-se a um só tema, como gastronomia ou penteados. A aplicação permite aos utilizadores “seguir” outros utilizadores que conheçam pessoalmente ou de cujas fotos gostem, de forma que existe sempre um página principal com novas fotos quando se entra na aplicação. Os utilizadores também podem “gostar” de certas fotos e comentá-las, pelo que se torna uma aplicação de caráter nitidamente social. Em 2016 a aplicação anunciou que tinha 500 milhões de utilizadores ativos, o que faz dela uma das plataformas das redes sociais mais populares (depois do Facebook). 

INSTAGRAM STORIES

As Instagram Stories, uma nova função lançada o ano passado, permitem aos utilizadores carregar vídeos e fotos que estão disponíveis no seu perfil durante um período de 24 horas. Frequentemente utilizadas para partilhar conteúdos improvisados, as Instagram Stories dão aos utilizadores do Instagram a oportunidade de melhor dar a conhecer as suas personalidades e de mostrar ao mundo como está a decorrer o seu dia, o que é particularmente importante agora visto que muitos utilizadores decidem manter as suas publicações relacionadas um tema específico. Vê como criar a tua própria história Instagram story aqui: https://vimeo.com/177180549. 

INSTAGRAM LIVE

Uma outra novidade do Instagram, a função "Live" que permite aos utilizadores transmitir vídeos em direto nas suas páginas Instagram, notificando os seus seguidores em tempo real! Esta função pode ser usada para transmitir um acontecimento de destaque ou para partilhar uma história engraçada, por exemplo. As Instagram Live Stories são uma excelente forma de partilhar o nosso dia-a-dia com os nossos seguidores!