Essenciais do cabelo encaracolado

FERRAMENTAS

• As tuas mãos
• A ponta de um pente para seccionar e moldar os caracóis, ou um pauzinho de plástico
• Um pente de dentes largos para desembaraçar
• Um pano ou toalha de microfibra: reduz a fricção e absorve delicadamente o excesso de humidade
• Ganchos grandes e pequenos para seccionar o cabelo
• Um difusor: faz a circulação do fluxo de ar do secador

PREPARAÇÃO

Antes de lavares com shampoo, verifica se existem nós no cabelo. Presta especial atenção à área da nuca, onde o cabelo é mais fino, e cria nós e fica embaraçado mais facilmente. Desembaraça com os dedos e/ou com um pente de dentes largos.

SHAMPOO

Por natureza os cabelos encaracolados e ondulados são mais secos do que o cabelo liso. As espirais dos caracóis dificultam a hidratação e o revestimento de cada fio de cabelo pelos óleos naturais do cabelo, o que resulta em cabelo ressequido, sedento de nutrição. O ressecamento pode também tornar o cabelo suscetível a danos uma vez que reduz a flexibilidade dos fios. Quanto mais encaracolado for o cabelo, mais seco e mais frágil se torna. 
Ensopa bem o cabelo com água.
Espalha o shampoo nas mãos, aplica nos comprimentos do cabelo molhado e continua até ao couro cabeludo.
Massaja delicadamente até criar espuma (aplica uma pequena quantidade de água se necessário para aumentar a espuma), deixa atuar durante 1-3 minutos, enxagua.
Deixa atuar durante menos tempo para um cabelo mais leve.
Deixa atuar durante mais tempo para controlo extra do frisado e brilho.
Ao tratar a área do couro cabeludo, usa as pontas dos dedos para pressionar delicadamente.
Evita movimentos circulares e intensos, pois podem causar nós no cabelo. A lavagem calma e metódica de toda a cabeça irá ajudar a aumentar a circulação sanguínea e aliviar tensão.

COM QUE FREQUÊNCIA?

Condicionar é uma necessidade para o cabelo encaracolado.
Um condicionamento profundo regular é indispensável, especialmente para cabelos encaracolados mais ásperos e espessos.
A condição física do cabelo será indicativa da quantidade necessária de condicionamento profundo.
Onde e como o condicionador é aplicado faz toda a diferença.
Para tipos de cabelo mais encaracolados, mais ásperos e mais espessos, aplica condicionador frequentemente e em toda a cabeleira. Este tipo de cabelo beneficia de um condicionamento profundo regular ou de um condicionador sem enxaguamento antes de pentear.
Para cabelos ondulados, mais finos e escassos, evita aplicar condicionador no couro cabeludo. Este tipo de cabelo beneficia do uso de um condicionador seguido de enxaguamento, e de um condicionamento profundo ocasional.

STYLING

Com Curvaceous tu escolhes o teu penteado baseado no tipo de caracol! Onda  Caracol  ou Espiral. 
Começa com uma pequena quantidade de produto e continua a aplicar por camadas até obteres o caracol, definição, forma e estrutura desejados.
Quanto mais encaracolado e espesso for o cabelo, mais hidratação necessita e mais produto irá absorver.
Para cabelo seco, aplica o condicionador sem enxaguamento e depois aplica Curvaceous Wind Up, Full Swirl, Ringlet, ou Spiral Lock.
Alguns cabelos ondulados precisam de ser encorajados enquanto secam. Técnicas como amassar ou enrolar secções de cabelo ajudarão a definir os caracóis.
Adota a abordagem “menos é mais”. Formula os teus caracóis na forma desejada e depois deixa secar ao natural.
Colocar o cabelo durante a noite em vários coques levemente enrolados pode ajudar a obter um cabelo mais domado de manhã. Finaliza borrifando Curvaceous Wind Up  para refrescar e acalmar qualquer parte frisada.
Cria caracóis mais fechados enrolando o cabelo numa ponta de um pente, pauzinho de plástico, ou palhinha de plástico, e deixa secar ao natural ou com o difusor.
Em dias de grande humidade ou muito quentes, prende o cabelo de forma mais solta enrolando a zona da franja para os lados. Segura com ganchos.