A ciência do cabelo encaracolado

O Folículo

O facto de o cabelo ser encaracolado ou liso é determinado pela forma do folículo do cabelo.

Fragilidade

O cabelo naturalmente encaracolado tende a ser mais frágil que o cabelo liso. Devido à forma irregular da fibra capilar, a haste do cabelo pode ter “pontos altos” onde a cutícula se encontra ligeiramente levantada em relação ao resto da fibra capilar. Quando as cutículas se encontram levantadas, a estrutura interna fica exposta, o que deixa o cabelo mais vulnerável aos danos e à desidratação.

Elipticidade

A elipticidade diz respeito ao nível de achatamento do círculo. Quando a elipticidade aumenta, o grau do caracol aumenta bem como a fragilidade do cabelo

Humidade elevada

O cabelo encaracolado é particularmente suscetível à humidade visto que é naturalmente mais poroso que o cabelo liso. O cabelo seco, quando exposto a ambientes muito húmidos, incha gradualmente com moléculas de água. À medida que isto acontece, o cabelo pode perder a forma, tornando-se mais cheio e frisado.
Devido à sua forma e ao padrão do caracol, o cabelo pode embaraçar-se, o que leva à quebra durante o processo de desembaraçamento. Além disso, o cabelo encaracolado inchado com a humidade extra pode perder o seu padrão de caracol, o que resulta em caracóis sem estrutura e frisado indesejado.

Baixa humidade

Os caracóis expostos ao ar muito seco, sem proteção, podem perder a sua humidade natural, o que deixa o cabelo propenso à quebra e às pontas espigadas. O resultado é uma textura desigual, que tende a ser difícil de controlar vista a sua indisciplina característica.

O QUE O CABELO ENCARACOLADO NECESSITA

Hidratação

As espirais dos caracóis dificultam a hidratação e o revestimento de cada fio de cabelo pelos óleos naturais do cabelo. Os cabelos encaracolados e ondulados são por natureza mais secos que o cabelo liso. A forma do folículo afeta a forma como o cabelo encaracolado e ondulado recebe a hidratação de que necessita sob a forma de lipídos ou óleos naturais segregados pelo couro cabeludo. Quando se determina a quantidade de hidratação, há que considerar o diâmetro e a abundância, bem como a formação do caracol.

Brilho

Devido às suas voltas e reviravoltas, os cabelos encaracolados e ondulados refletem a luz de forma diferente que o cabelo liso. O cabelo naturalmente encaracolado raramente consegue obter o mesmo nível de brilho que o cabelo liso, uma vez que a luz é absorvida dentro das espirais dos caracóis ou das cutículas eriçadas.

Definição do caracol

A definição do caracol refere-se à aparência geral do cabelo e como o caracol mantém a sua forma. Quando se pretende aperfeiçoar a definição do caracol, há que considerar a condição dos caracóis, bem como as técnicas mais adequadas de corte e styling.

PERSONALIDADE DOS CARACÓIS

O tamanho e a forma dos caracóis variam segundo as pessoas. Pode haver uma mistura de diferentes padrões de caracol no mesmo cabelo. Apesar de haver um padrão de caracol predominante, as pessoas com cabelo naturalmente encaracolado têm em média 2 a 4 tipos diferentes de caracóis. É possível ter caracóis mais apertados na zona do couro cabeludo, que se tornam mais soltos, podendo até tornar-se lisos na zona das pontas. Também é possível ter cabelo liso que se torna gradualmente ondulado ou encaracolado na zona das pontas.

Fator ricochete

O fator ricochete descreve a reação do cabelo quando é puxado para baixo, até fixar liso, e depois solto. Quando os caracóis são puxados até ficarem lisos, o comprimento pode ser até duas vezes mais longo. Isto pode ajudar-te a determinar quanto deves cortar, especialmente na zona da franja.

Estrutura

A estrutura refere-se às características físicas do cabelo e do seu suporte. O cabelo encaracolado ocupa mais espaço que o cabelo liso e suportam-se entre si, aumentando o volume e mudando a estrutura da forma. À medida que aumenta o grau de encaracolamento aumenta também a fragilidade. Do mesmo modo, quanto mais encaracolado é o cabelo, maior é o volume ou o espaço 3D que o caracol ocupa. Isto pode alterar significativamente a estrutura da forma ou do design em geral.

Forma

A forma refere-se a duas coisas: à forma individual da ondulação ou dos caracóis, e à forma em geral, ou silhueta do design.
A forma individual da ondulação ou dos caracóis: São grandes e enlaçados? Largos e abertos? Têm flexão ou são torcidos? A forma individual ajuda a determinar o tipo de caracol, bem como o método e a técnica de corte e de styling. A forma em geral ou a silhueta do design: a forma geral do cabelo tem uma aparência tipo "prateleira"? Favorece a forma do rosto e complementa o padrão do caracol? A forma geral ajuda a determinar as técnicas de corte e de styling.

Comprimento

O comprimento do cabelo pode ter impacto na forma como os caracóis e as ondas se comportam. Quando estão secos, alterados quimicamente ou carentes, a estrutura e o padrão do caracol são afetados. Depois de um corte de cabelo ou quando são removidas as partes danificadas, os caracóis parecem ganhar uma nova vida. Um pequeno corte pode fazer toda a diferença. O comprimento do cabelo também pode afetar o peso suportado pelo caracol. Comprimentos mais longos podem funcionar melhor com caracóis mais densos tipo espiral, ao passo que um escadeado mais curto pode ser mais favorecedor para cabelos mais finos e ondulados.