Causas, sinais e sintomas da queda de cabelo

Redken criou uma parceria com a Dra. Nicole Rogers, uma dermatologista certificada, para a criação da linha Cerafill thinning hair solutions. A Dra. Nicole Rogers fornece a sua perícia profissional nas tuas questões sobre a perda de cabelo. 
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA PERDA DE CABELO?

São vários os fatores que influenciam a perda de cabelo, tais como a genética, o estilo de vida e o envelhecimento. A causa mais comum da perda de cabelo persistente é a queda de cabelo padrão masculino ou feminino (também conhecida como alopecia androgenética, AGA). Isto é conhecido por queda de cabelo padrão masculino e queda de cabelo padrão feminino.
COMO É QUE O CABELO ENFRAQUECE?

O ciclo normal de crescimento de um fio individual de cabelo pode durar de dois a seis anos. Quando o cabelo se encontra saudável e a crescer a um ritmo constante, este cresce cerca de 12 centímetros por mês. Quando o cabelo está a enfraquecer, o ciclo de crescimento encurta e permanece na fase de crescimento ativo por períodos mais curtos de tempo.
Fase anágena
A fase anágena é a fase de crescimento, que dura de três a cinco anos e envolve 90% do cabelo
Fase catagénica
A fase catagénica é uma fase de regressão de aproximadamente três semanas durante a qual o crescimento do cabelo para
Fase telógena
A fase telógena corresponde ao período de três a cinco meses de repouso no ciclo de crescimento do cabelo
Miniaturização
A miniaturização ocorre no final da fase telógena, quando o cabelo cai e, em vez de ser substituído por cabelos grossos como os anteriores, são substituídos por cabelos mais finos e fracos
A Dra. Rogers explica a perda de cabelo
É comum perder alguns cabelos diariamente, ao lavar ou pentear; a quantidade normal é 50–100 cabelos por dia. Se uma pessoa perde mais de 100 cabelos por dia, isto é considerado queda excessiva ou queda de cabelo prematura.

Sinais e sintomas 

“O meu rabo de cavalo parece mais pequeno”

Muitas mulheres que usam o cabelo preso em rabos de cavalo irão reportar uma diferença na espessura. Por exemplo, no passado conseguiam apenas enrolar o elástico uma ou duas voltas no rabo de cavalo, mas agora têm de fazer 3 ou 4 voltas. Se isto aconteceu num espaço de tempo superior a 6-12 meses, poderá refletir uma perda de cabelo hereditária persistente de padrão feminino. 
“Já não o consigo pentear da mesma forma”

Homens e mulheres queixam-se que há uma alteração clara na textura quando o cabelo enfraquece. É como se o cabelo estivesse mais mole, quebradiço, fica pesado mais facilmente com a utilização de qualquer produto, ou que é muito fino para cobrir o couro cabeludo. Se este problema persistir por mais de um ano, e não se identificarem grandes agressores fisiológicos, é possível que tenhas queda de cabelo prematura padrão masculino ou feminino
“O meu cabelo está a cair em tufos""

Quando o cabelo cai às mãos cheias ou em montes que apanhas no ralo do duche, podes estar a sofrer de uma perda de cabelo temporária chamada de efluvium telógeno.  Isto é provável se o cabelo começou a cair há apenas 6 meses, ou menos tempo. Deves ter em conta se existiram alguns acontecimentos de maior stress na tua vida. Pondera consultar um médico para investigação de causas médicas possíveis para a tua queda de cabelo.
"A minha família diz que consegue ver o meu couro cabeludo"

A queda de cabelo padrão feminino mais comum é a perda de cabelo nos primeiros 2/3 do couro cabeludo.  Para a maior parte das mulheres, o contorno frontal do couro cabeludo permanece intacto. É, ainda assim, essencial que se continue a prevenir a perda de cabelo através de tratamentos como o minoxidil tópico.
"Sempre que me penteio, cai-me cabelo"
O simples ato de escovar o cabelo pode resultar numa quantidade angustiante de perda de cabelos.  A maioria das pessoas que começa a usar tratamentos médicos como o minoxidil tópico irá notar uma diminuição significativa na perda de cabelo diária ao escovar após  apenas umas semanas a meses de uso."