COMO FALAR COM O TEU HAIRSTYLIST SOBRE COR: TERMINOLOGIA DE COLORAÇÃO & DEFINIÇÕES

1. Cor Base: Cor aplicada na raiz ou por todo o cabelo antes de uma técnica dimensional/criativa de cor ser feita.

2. Contraste: Através destas madeixas é possivel obter contraste. Madeixas com um grande contraste têm uma cor muito mais clara que o resto do cabelo e conferem um look mais dramático. Madeixas com pouco contraste resultam num look mais natural.

3. Tons frios: Os tons frios podem ser aplicados em tonalidades louras, morenas ou ruivas. Diz-se que uma cor tem “tons frios” se tem tendência para o azul, violeta ou verde. Cores frias incluem os louros platinados, castanhos acinzentados, ou os vermelhos cor de ameixa.

4. Cobertura: Cobertura é a medida da capacidade da coloração para cobrir os cabelos grisalhos. Algumas fórmulas de coloração são demasiado transparentes para cobrirem eficazmente o cabelo branco. Redken Color Gels Permanent Conditioning Haircolor fornece uma cobertura resistente ao desvanecimento dos cabelos grisalhos excecional.

5. Dimensão: A dimensão a variação de tons que teu cabelo pode ter. Um cabelo que é todo da mesma cor é “nivelado” ou sem dimensão. O teu hairstylist pode acrescentar dimensão ao teu cabelo com madeixas claras (highlights) ou escuras (lowlights).

6. Processo duplo: Um processo duplo de coloração refere-se sempre a dois serviços de coloração que são realizados numa só visita ao salão. Geralmente, isto acontece quando se faz o primeiro serviço de coloração, lava-se e seca-se o cabelo, e depois faz-se o segundo serviço. Por exemplo: clarear o cabelo e depois aplicar um tónico, ou fazer uma coloração permanente e depois aplicar um revestimento de cor.

7. Madeixas Express: As madeixas express são feitas ao aplicar uma pequena quantidade em algumas partes, normalmente focadas de forma a emoldurar a face.

8. Revestimento de cor: O revestimento de cor envolve usar uma coloração semi-permanente para melhorar, enriquecer, mudar, combinar, suavizar ou intensificar o cabelo natural ou com coloração, ao mesmo tempo que harmoniza o contraste.

9. Balayage: Balayage é um processo de aplicação livre de cor, aclarando ou escurecendo gradualmente em pinceladas leves na secção desejada. Este método é utilizado para criar dimensão de forma natural e mais suave.

10. Madeixas: As madeixas no cabelo são feitas isolando alguns fios de cabelo selecionados e aplicando-lhes coloração ou descolorante para os tornar diferenças na sua cor base/natural. As madeixas podem acrescentar dimensão contrastando com o resto do cabelo, e são criadas com folhas de alumínio, uma touca ou pentes específicos usados para“colocar” a cor.

11. Aclaramento: Aclaramento é o processo químico de clarear a cor do cabelo. Diferentes fórmulas de coloração têm capacidades diferentes de aclaramento.

12. Madeixas escuras (Lowlights): As Lowlights são criadas usando cor com folhas de alumínio, toucas, ou pintando partes específicas mais escuras e criando dimensão. Normalmente, estas low lights serão 2-3 tons mais escuros do que a tua cor base, e ligeiramente mais quentes. Podem ser usadas para um look mais natural ou para criar pontos de luz no cabelo.

13. Reequilíbrio: Reequilíbrio é o processo de voltar a equilibrar o cabelo, e pode ser criado com a combinação de madeixas claras e escuras e/ou revestimento de cor.

14. Processo-único:  Um processo-único é qualquer serviço de coloração que é realizado em apenas um passo. Isto pode ser usar uma coloração permanente que aclara e fixa, um revestimento de cor, madeixas claras/escuras sem tonalizador, ou um serviço criativo de coloração com apenas um processo.

15. Textura: A textura, definida como o diâmetro de um fio individual de cabelo, é descrita como fina, média ou grossa. O teu estilista irá ter em conta a textura do teu cabelo quando escolher a melhor fórmula de coloração para ti.

16. A tendência pastel: A tendência pastel refere-se aos tons suaves e aclareados de cores como vermelho, roxo, verde, laranja, amarelo ou azul. Os tons de cor pastel são considerados pigmentos tonalizadores, que obtêm um melhor resultado quando aplicados em cabelos louros muito claros para criar, por exemplo, tons rosa, lilás e verde menta.

17. Tom: O tom, em termos de coloração capilar, é o termo usado para descrever uma cor específica—louro”dourado”, vermelho “cobre” e castanho “cinza”. As cores são dividas entre tons quentes e frios.

18. Tons quentes: Os tons quentes podem ser aplicados em tonalidades louras, morenas ou ruivas. Diz-se que uma cor tem “tons quentes” se tem tendência para o amarelo, laranja ou vermelho. Nas cores quentes estão englobados o louro dourado, o castanho-avermelhado, e o acobreado