Tudo o precisas de saber sobre o pigmento roxo.

Depois de gastares dinheiro e tempo para chegares a um louro com um tom perfeito, a última coisa que queres são tons indesejados. E é aqui que entra o fascínio pelo pigmento roxo.  

A Redken Artist Adina Doss afirma que o pigmento roxo é absolutamente necessário para as loiras utilizarem entre serviços de coloração. “Mantém o louro perfeito de serviço para serviço.”, explicou.

Para as novas utilizadoras, o conceito de pigmento roxo pode parecer uma loucura, mas basta perguntar a alguém que já tenha utilizado, que vão logo dizer que é um must-have para manter o cabelo forte e brilhante. Tem tudo que haver com a forma como o cabelo é descolorado em primeiro lugar. Quando um colorista faz descoloração ao cabelo, deve sempre utilizar um tonalizante no processo de coloração. Doss diz, inclusive, que isto não é negociável.

“Quando descoloras o cabelo, há um fundo de aclaramento que vem ao de cima. Gosto de lhe chamar um louro cru, mas para chegar a um louro mais rico e com mais qualidade, adicionamos um tonalizante para eliminar os fundos de aclaramento indesejados, sejam tons amarelos, amarelos-alaranjados ou avermelhados.” 

Estes fundos de aclaramento podem aparecer antes do colorista aplicar o toner, mas também podem aparecer depois do serviço em salão, à medida que o tonalizante desaparece. A Redken Artist Jaclyn Harvwood afirma que estes fundos de aclaramento também podem ser causados por outros fatores como o sol, água muito mineralizada e ionizada ou ferramentas de calor.
De forma a manter os tons indesejados fora do caminho, o pigmento roxo é essencial pois atua como um tonalizante.

A gama Color Extend Blondage  é formulada com o complexo Triple Acid Protein – aminoácidos, ácidos cítricos, maleico e proteína de trigo – que neutraliza os fundos de aclaramento indesejados e ajuda a fortalecer as cutículas do cabelo.

 

Mas, porquê roxo?

“Se pensares numa roda de cores, por mais básico que pareça, qualquer cor que queiras cancelar está diretamente no sentido oposto” afirma Doss. “Diretamente à frente do amarelo está o roxo. Portanto o roxo ajuda a eliminar os amarelos indesejados do cabelo.” 

O pigmento roxo não é apenas para os louros descolorados. Os louros naturais também precisam deste tipo de pigmento. 

Na verdade, até quem tem o cabelo roxo e azul pode beneficiar com o uso de um pigmento roxo, visto que ajuda evitar que a cor desvaneça.
 
“É quase como uma forma de dar mais brilho à cor para dar um tom mais cool” diz Harwood. “Portanto, se o cabelo tem alguns tons amarelos, um pigmento roxo pigmentado vai neutralizar esses quentes e tornar o louro mais frio.”
 
Descobre a gama completa para cabelos louros Color Extend Blondage