Encontra a melhor máscara para a tua rotina de cuidados capilares

Há que admitir que às vezes negligenciamos a nossa rotina de cuidados capilares, esquecendo as máscaras por completo. Muitas vezes, as máscaras são usadas como último recurso para dar vida aos cabelos estragados, que parecem aquém de qualquer reparo. A verdade é que devemos começar a usar máscaras bem antes de chegar a esse estado. Ao adicionares uma máscara à tua rotina habitual de cuidados capilares, conservas a hidratação natural do cabelo e prevines a ocorrência de estragos. Se adicionar ainda mais produto à tua rotina te parece demasiado, não te preocupes, nós explicamos-te tudo! Continua a ler para descobrires qual a melhor máscara para o teu cabelo.

O que é uma máscara para cabelo?

Mão a segurar num tubo azul Extreme Mega Mask de Redken.

 
 
 
 
 
 
 
 

 

Enquanto o shampoo e o condicionador são indicados para serem usados todos os idas, as máscaras devem ser aplicadas a cada três lavagens, ou quando precisas de uma hidratação intensa. Viciadas em ferros de styling, prestem atenção! Os ferros de alisar podem ser uma maravilha, mas a verdade é que o seu uso prolongado pode deixar o cabelo seco. Para solucionar este problema, algumas máscaras até contêm ingredientes como óleo de argão que atuam para penetrar nas fibras capilares. Pensa na máscara como uma forma de fazeres reset ao teu cabelo, dando-te uma nova oportunidade de começar de novo. 

Como usar a máscara para cabelo?

Mão a segurar num cabelo louro liso, saudável e brilhante.

Para aproveitares a tua máscara ao máximo, há que ter em conta o processo de aplicação. Começa por a aplicar nos cabelos recém-lavados e enxaguados com a toalha. Enquanto o cabelo ainda estiver húmido, aplica a máscara e passa um pente de dentes largos pelo cabelo para a distribuir de forma proporcional, da raiz até às pontas. Programa um alarme para cinco a 15 minutos, para deixar que o produto penetre bem no cabelo. Uma dica quente! Depois de aplicares a tua máscara para cabelo da raiz até às pontas, molha uma toalha em água bem quente, espreme-a e enrola-a como se fosse um turbante na cabeça para fazeres um tratamento a quente em casa.. Para evitar a acumulação de produtos, não uses o teu condicionador habitual e enxagua de seguida. Não te esqueças de enxaguar a máscara com água fria, para fechar as cutículas e deixar o cabelo brilhante. Para uma sensação de luxo pondera aplicar a máscara como tratamento noturno deixando-a atuar durante toda a noite, de forma a reparar o cabelo danificado. Ao deixá-la atuar durante a noite, a máscara tem tempo para potenciar o seu efeito. 

Long golden wavy blonde hair.

Um importante fator a ter em conta é que existe o momento e lugar ideal para as máscaras para cabelo. O Redken Artist Giovanni Giuntoli aconselha a não fazer máscaras três a quatro dias antes de qualquer ocasião importante. “…Se planeias fazer um penteado apanhado, com volume ou ondulação, eu não usaria a máscara para cabelo nos três dias anteriores, visto que as máscaras tendem a sobrenutrir o cabelo.… As propriedades reparadoras da máscara tendem a deixar o cabelo mais pesado, fazendo com que os caracóis não segurem e deixando o cabelo com menos aderência ”, explica. Deixa as máscaras para as longas manhãs de domingo, quando não tens grandes planos e quando as podes deixar atuar durante o máximo de tempo possível. 

A melhor máscara para o teu tipo de cabelo

Redken All Soft Mega Mask, Color Extend Magnetics Mega Mask e Extreme Mega Mask juntos na prateleira.

A verdade é que virtualmente qualquer pessoa pode beneficiar de uma máscara para cabelo. Mesmo se o teu cabelo não aparenta estar estragado, e mesmo que esteja relativamente saudável, não deixa de ser suscetível às mudanças de estação, à poluição e ao stress do dia-a-dia. Para os cabelos estragados há a All Soft’s Deep Conditioning Mega Mask, especialmente concebida para dar suavidade e brilho. Também podes mimar o teu cabelo com coloração com um prolongador do efeito de máscara que ajuda a conferir uma vitalidade que dura até três lavagens. Graças ao seu complexo de proteína RCT, as fórmulas de dupla câmara da nossa família Mega Mask oferecem um sistema de ação específica que pode ajudar a tratar as três zonas do cabelo: raiz, núcleo e pontas. Até quem tem cabelo com tendências a frisado pode beneficiar da suavidade das máscaras ao usar a Frizz Dismiss. Este tratamento intensivo pode ajudar a proteger contra a humidade, deixando o cabelo mais maleável. Lembra-te que o teu cabelo é como uma coroa permanente, indissociável da tua cabeça - se cuidares bem dele, vais ver que vale a pena. Quando tiveres encontrado a máscara ideal, vais ver que não podes passar sem ela.